Município de Albergaria-a-Velha arranca com a segunda fase da via ciclável Angeja-Frossos.

2019-08-14 16:14

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Albergaria-a-Velha arranca com a segunda fase da via ciclável Angeja-Frossos.

Após ter executado o primeiro troço da via ciclável Angeja-Frossos na zona sul da Estrada Nacional 230-2 em 2018, a Câmara Municipal vai proceder à segunda fase do projeto, construindo a extensão final de 695 metros.

A intervenção está orçada em 119 500,01 euros, mais IVA, e tem um prazo de execução de 90 dias.

A criação da via ciclável, que acompanha o percurso do Rio Vouga, tem como objetivo promover a mobilidade sustentável e os modos alternativos de transporte (modos suaves), salvaguardando a segurança dos ciclistas e peões.

Não obstante estar-se perante uma estrada nacional, a via encontra-se no limite do perímetro urbano, pelo que a existência de uma via ciclável favorece as deslocações de curta distância. Com a conclusão da 2.ª fase do projeto, a pista vai ter uma extensão total de 1712 metros.

A ciclovia resulta do alargamento da berma, com a projeção do talude existente e sem diminuir a largura das faixas de rodagem (6,20 metros). O troço que liga Frossos à freguesia de Angeja terá uma largura de 2,5 metros, com pavimento em betuminoso colorido e passadiços de madeira. O projeto inclui ainda a colocação de sinalização vertical e horizontal. É de referir que a via ciclável vai integrar o Percurso Pedestre (PR4) da Pateira de Frossos.

António Loureiro, Presidente da Autarquia Albergariense, salienta que “a criação da via ciclável em Frossos integra a estratégia do Município de ligar as várias freguesias através de ciclovias”. Esta é a terceira via ciclável que a Câmara Municipal executa - após a construção de estruturas para ciclistas e peões na freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior e na freguesia da Branca – sendo o investimento total superior a meio milhão de euros. “Além de melhorar a mobilidade, as vias cicláveis promovem a prática desportiva e permitem conhecer o património natural do Concelho”, acrescenta o autarca.