Município de Águeda prepara reconhecimento público a todos os envolvidos no combate aos incêndios.

2016-12-13 09:23

Categoria: 

Concelho: 

Águeda prepara-se para prestar reconhecimento de mérito cívico dos bombeiros e Associações de Proteção Civil, que combateram o incêndio que deflagrou no concelho de Águeda a 8 de agosto de 2016. Esta quarta, dia 14, às 19 horas, na sala Multiusos da Biblioteca Municipal Manuel Alegre, irá decorrer uma cerimónia pública.

O incêndio que no último verão deflagrou no concelho de Águeda foi um dos maiores que há memória, registando-se 11000 hectares ardidos, o que corresponde a 30% da área do concelho e 50% da área florestal, contando no combate com 400 bombeiros, 120 viaturas e 5 meios aéreos.

"O trabalho foi árduo, ao longo de vários dias, mas cumprido com bravura e entrega sem medidas por várias Cooperações de Bombeiros Nacionais, que prontamente manifestaram auxílio com meios técnicos e humanos. A retaguarda foi assegurada pela Junta Regional de Aveiro dos Escuteiros, Associações Locais, Empresas e Cidadãos", relembra a autarquia.

Reconhecendo o esforço, empenho e sacrifício destas instituições, associações, empresas, cidadãos e de todos os bombeiros no combate ao incêndio, o Executivo Municipal aprovou em reunião de executivo de 6 de setembro de 2016, um agradecimento público a todos os envolvidos.

Foi deixado voto de louvor aos dirigentes e colaboradores dos Bombeiros de Águeda, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Águeda, Associação da Barrosa em Defesa da Floresta (ABARDEF), Junta de Freguesia de Valongo do Vouga - secção de Proteção Civil, Associação Humanitária Castanheirense e Associação de Proteção Civil de Belazaima, mas também a todos os voluntários/operacionais envolvidos.

Foi ainda deliberado a atribuição de um apoio extraordinário, para minimização dos impactos do incêndio, cujo critério de equidade prende-se com o número de operacionais envolvidos.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Águeda, recebe o maior apoio com 48 mil euros.

foto: JN