Movimento Maior e Cediara garantem menções honrosas em concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável.

2017-11-29 08:16

Categoria: 

Concelho: 

Os projetos do Município de Ílhavo e da CEDIARA (Ribeira de Fráguas) receberam menções honrosas no concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro cuja entrega de prémios foi formalizada ontem.

“NoMicro Technologies”, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e do Centro de Neurociências e Biologia Celular, “Cuidados especializados para demência”, da União das Misericórdias Portuguesas – Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI (Fátima) e “Novas Primaveras” da Sociedade Artística Musical dos Pousos (Leiria) são os três projetos vencedores do concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro em colaboração com os membros fundadores do consórcio Ageing@Coimbra (Universidade de Coimbra, Administração Regional de Saúde, Instituto Pedro Nunes, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Câmara Municipal de Coimbra).

Os vencedores deste concurso, que tem como objetivo aumentar a divulgação e o reconhecimento de projetos e iniciativas que promovam o envelhecimento ativo e saudável na Região Centro, foram apresentados em Coimbra, no 5º Congresso Anual do Consórcio Ageing@Coimbra.

Nas menções honrosas encontram-se o “Programa de Atividade Física Movimento Maior”, apresentado pela Câmara de Ílhavo. O programa foi criado, em 2006, com 11 participantes, tendo na época 2016/2017 terminado com mais de 400 inscritos.

O Movimento Maior é um projeto de gerontomotricidade dirigido aos seniores do Município de Ílhavo, com idade igual ou superior a 60 anos e consiste num conjunto de práticas desportivas regulares que visam proporcionar à população mais velha do Município, uma melhoria objetiva da sua qualidade de vida, a integração social e a participação na vida social e cultural da comunidade.

Integram o programa modalidades como o Boccia, Danças de Salão, Exercícios de Manutenção, Hidroginástica, Iniciação à Natação, Técnicas de Relaxamento e Zumba.

Outro dos distinguidos é o projeto “IDADE XXL”, da CEDIARA, Associação de Solidariedade Social de Ribeira de Fráguas (Albergaria-a-Velha). Trata-se de um projeto intergeracional, de interação e partilha entre várias gerações. Surgiu com o objetivo de valorizar os conhecimentos dos idosos, a sua sabedoria acumulada, desmistificando o conceito de que a velhice é sinónimo de incapacidade e sedentarismo, incentivando os idosos a novos desafios. O projeto é composto por três eixos: “Senhores Sabedoria”, “Gerações com Vida” e “Concretização de Sonhos”. Este projeto decorre desde 2007.

Para Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), “a inovação, a qualidade e a quantidade das boas práticas recebidas superaram todas as expectativas da organização e traduzem um crescente envolvimento e consciencialização dos agentes da Região Centro para o envelhecimento ativo e saudável”.