Movimento feminista nas celebrações do 1º de Maio e 25 de Abril.

2019-04-23 15:52

Categoria: 

Concelho: 

Juntas, movimento feminista de Aveiro, integra a “Maré Feminista" com mais 16 colectivos no país nas celebrações do 25 de Abril e do 1º de Maio.

O 25 de abril e o 1.º de maio este ano estão na agenda feminista. As comemorações populares e as manifestações destes dias vão contar com a presença dos 17 coletivos feministas e LGBTI+ que assinaram o manifesto “Maré Feminista pela Liberdade e pela Justiça Social”.

Aveiro, Lisboa, Porto e Viseu são algumas das cidades com iniciativas previstas. Em Aveiro, a Juntas integrará a manifestação que desce a Avenida Lourenço Peixinho desde a estação de caminhos-de-ferro e apela à participação nas comemorações populares do 25 de abril e 1.º de maio.

O objetivo das iniciativas “Maré Feminista” é continuar a lutar pelo fim da violência contras as mulheres e, nestas datas em particular, fazer ações de unidade feminista pela liberdade, contra o discurso do ódio e pelos direitos sociais.

“As mulheres sofrem a desigualdade salarial, a dupla jornada de trabalho, com a desigualdade na repartição do trabalho doméstico, e são as principais vítimas do assédio sexual no trabalho. Ao mesmo tempo são a maioria no desemprego, na precariedade e nos baixos salários” afirma o manifesto assinado por 17 coletivos feministas e LGBTI+ (UNi+, UMAR, Por Todas Nós, Plataforma Mulheres do Brasil, Plataforma Já Marchavas, Juntas, INMUNE, ILGA, GAT, Festival Feminista de Lisboa, FEMfdup, Femafro, Colectivo Feminista de Letras, Casa Qui, Capazes, Associação Plano i, AMPLOS).