Movimento estudantil atento a processos eleitorais.

2019-03-20 07:45

Categoria: 

Concelho: 

O Movimento Associativo Estudantil reuniu em sede de Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA), no Instituto Superior de Contabilidade e Administração, em Aveiro, e neste fórum foram definidas as posições do Movimento Associativo Estudantil.

Na agenda questões como o Acesso ao Ensino Superior, o Regime de Frequência de Estágios Curriculares e, em particular, as Eleições a decorrer em 2019 (Eleição dos deputados ao Parlamento Europeu, Eleição da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira e Eleição da Assembleia da República).

As direções associativas pronunciaram-se quanto ao modelo de Acesso ao Ensino Superior e a sua necessidade de ser revisto, tendo como linhas orientadoras três requisitos.

Defendem o reconhecimento do mérito como fator decisivo para o ingresso; a acessibilidade de todos os que preencham os requisitos de acesso, independentemente das condições socioeconómicas das suas famílias e locais de residência e o fomento de maior qualificação da população, promovendo a mobilidade social e o desenvolvimento da sociedade em geral.

O Movimento Associativo Estudantil entende que é necessária a criação de um regime de frequência de estágios curriculares para estudantes do ensino superior.