Morreu Oliveira e Costa 'o rosto do BPN'. O antigo Presidente do BPN tinha 84 anos. Foi condenado e preso por burla, abuso de confiança e fraude fiscal.

2020-03-10 15:22

Categoria: 

Concelho: 

Morreu José Oliveira e Costa, ex-presidente do BPN e antigo governante, de 84 anos.

Oliveira e Costa, que foi secretário de Estado de um governo de Cavaco Silva, morreu na segunda-feira, vítima de doença prolongada, aos 84 anos, noticiou a revista "Visão".

Antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, José de Oliveira e Costa foi durante 10 anos o rosto do Banco Português de Negócios (BPN), tendo sido detido em 2008, aos 73 anos, por suspeitas de fraude fiscal, branqueamento de capitais e burla.

Em maio de 2017, Oliveira e Costa foi condenado a 14 anos de prisão, dos quais cumpriu dois em preventiva. "Esta foi a maior burla da história da Justiça portuguesa julgada até ao momento", destacou o juiz Luis Ribeiro, que preside o coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN, que durou mais de seis anos.

Além de Oliveira Costa, outros três arguidos - Luís Caprichoso, Francisco Sanches e José Vaz Mascarenhas - foram condenados a penas de prisão efetivas, com o tribunal a considerar que as suas condutas foram especialmente graves.

Em 2018, Oliveira e Costa foi condenado a mais um ano na cadeia, a juntar aos 14 anteriormente aplicados, depois de o tribunal se ter esquecido de fixar a pena.

Entendeu o tribunal que o fundador do grupo SLN/BPN se apropriou indevidamente de mais de três milhões de euros que estavam no Banco Insular de Cabo Verde.

Nascido na freguesia da Esgueira, em Aveiro, em 1935, José de Oliveira e Costa começou a trabalhar aos 15 anos como empregado de escritório na firma Bóia & Irmão. Continuou a estudar, no entanto, licenciando-se pela Faculdade de Economia do Porto.

Após uma passagem pela Companhia Portuguesa de Celulose, Oliveira e Costa entrou para os quadros do Banco de Portugal, dos quais fez parte até 1991.

Tendo aderido ao PSD após o 25 de Abril, foi convidado em 1985 por Cavaco Silva para secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, durante o X Governo Constitucional, trabalhando com o ministro das Finanças Miguel Cadilhe.

Oliveira e Costa saiu do Governo em 1991, passou pelo Banco Europeu de Investimentos, onde representou Portugal, voltando a Portugal em 1994, para exercer a presidência do Finibanco.

Em 1998, deixou o Finibanco e assumiu a presidência do Banco Português de Negócios, pondo em prática uma estratégia de crescimento agressiva, aumentando a rede de balcões da instituição e investindo nos mais diversos setores de atividade, dos cimentos aos polímeros.

 

 

Fonte: JN