Montebelo Vista Alegre Ilhavo Hotel abriu a porta a convidados para 'mostrar' investimento de milhões em unidade de cinco estrelas. Visabeira Turismo atenta ao mercado espanhol para novos investimentos.

2015-12-03 16:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O administrador da Visabeira Turismo, José Arimateia, disse hoje que os investimentos futuros do grupo no setor terão em conta não só o mercado nacional mas também o “potencial extraordinário” do mercado espanhol.

José Arimateia falava aos jornalistas durante uma visita de apresentação do mais recente hotel do grupo, o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, um cinco estrelas que aproveita o antigo palácio da fábrica de porcelana da Vista Alegre, onde o grupo investiu cerca de 3,3 milhões de euros.

A parceria comercial com os Paradores espanhóis, feita já este ano, foi um exemplo dado pelo administrador da Visabeira Turismo para afirmar as potencialidades turísticas do centro do País, onde o grupo tem vários investimentos no setor, fora de destinos consolidados.

Desde outubro, o Hotel Casa da Ínsua, da Visabeira, em Penalva do Castelo, passou a integrar a rede comercial dos Paradores espanhóis, que tem 85 anos de tradição turística e 95 unidades, num conceito semelhante às Pousadas de Portugal.

“A verdade é que isso potenciou de tal maneira o negócio, que passou de um resultado que não era nada interessante no inverno, para taxas de ocupação na casa dos 80% e conseguimos melhorar os preços”, referiu o administrador.

José Arimateia considera uma evidência que o turismo é um setor de oportunidades para os investidores e regista que a zona Centro tem crescido como destino turístico, por via dos investimentos privados e das políticas públicas.

Os investimentos do grupo no turismo da região têm em conta o mercado nacional, mas também o “potencial extraordinário” do mercado espanhol, pela proximidade a Madrid, Valladolid e Salamanca.

É nessa estratégia que se insere a participação da Visabeira no concurso para ficar com o Hotel Turismo, na Guarda, mas quando questionado sobre o ponto de situação relativamente àquela iniciativa, o administrador limitou-se a confirmar o que é público: “é uma situação que está a ser estudada neste momento. Estamos num concurso e não posso adiantar mais do que isso”.

José Arimateia admite que há outras perspetivas, mas afirma que o momento é de consolidar o investimento feito no novo hotel da Vista Alegre que, atingida a velocidade de cruzeiro, representa a 50 novos postos de trabalho.

A recuperação do palácio e a construção de um novo corpo deram lugar ao Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, há um mês de portas abertas, que absorveu 3,3 milhões de euros e impulsionou o restauro da Capela e a requalificação do museu e loja da fábrica.

Falta ainda recuperar as casas do típico bairro operário, agregando-as à exploração do hotel, ideia que está a ser estudada e poderá avançar no próximo ano.

“Queremos consolidar este investimento e por tudo isto a funcionar como deve ser e a partir daí veremos se há novos projetos”, concluiu. 

 

 

 

Texto: Lusa