Moliceiro é lançado à ria na semana das festas do São Paio da Torreira.

2016-08-31 09:20

Categoria: 

Concelho: 

A Torreira assiste, esta quarta-feira, ao bota-abaixo de um Moliceiro. A embarcação “Um Sonho” é propriedade de um jovem arrais Murtoseiro, José Rebelo, e possui um comprimento de 15m e uma “boca” de 2,80m, tendo sido construído em madeira de pinho, com recurso a técnicas tradicionais, ao longo de cerca de um mês e meio, no Estaleiro - Museu da Praia do Monte Branco, pelo dono e pelo Mestre José Rito.

As pinturas do barco e dos respetivos painéis estiveram a cargo do Mestre José Oliveira, artista plástico Murtoseiro, autor da quase totalidade dos painéis dos moliceiros existentes na Ria de Aveiro.

O “bota-abaixo” deste novo barco moliceiro, que terá lugar junto ao Estaleiro Museu da Praia do Monte Branco, às 15h, possui segundo a autarquia “um enorme simbolismo”, pois representa “um novo alento e esperança na preservação daquele que é o verdadeiro ex-libris da Ria de Aveiro e, provavelmente, a mais bela embarcação do mundo, que tem na Murtosa a sua pátria”.

No âmbito do protocolo, formalizado em 2009, com a Câmara Municipal, o Mestre José Rito - o único que, atualmente, exerce, de forma permanente, a arte da construção de moliceiros e bateiras, na área do Concelho da Murtosa - ocupa o espaço do estaleiro, onde executa o trabalho de construção e reparação de barcos, e, mediante a solicitação de escolas e grupos organizados, dá a conhecer os vários aspetos associados à arte que exerce.