MMI: Seminário 'Desafios do Mar Português' marcada para sábado.

2017-10-20 12:19

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A VI edição do seminário 'Desafios do Mar Português' está agendada para este sábado, por ocasião do 16.º Aniversário da Ampliação e Remodelação do MMI. Esta edição será dedicada ao tema 'História Trágico-Marítima'. Conta com a parceria de centros de investigação das Universidades de Coimbra, Porto e Lisboa. Com a temática da 'História Trágico-Marítima', vista através da literatura, da arte e da história, "procura-se revisitar uma visão fatídica e promover uma reflexão profunda sobre o relacionamento da sociedade com o mar e o tema intemporal das tragédias marítimas".

Álvaro Garrido, consultor do MMI, já explicou que o programa valoriza diferentes dimensões em diferentes momentos da história. A obra de remodelação que se "recorda", "foi um momento decisivo na 'afinação' do projecto, para aquilo que é hoje, afirmando o projecto actual. A conferência abre o Museu a temas relevantes da maritimidade portuguesa".

Uma visita guiada à exposição 'História Trágico-Marítima' e uma mesa-redonda sobre a tragédia dos refugiados e o papel da Marinha Portuguesa destacam-se no Programa. (com áudio)

A abertura está marcada para as 09h30 com intervenções do autarca de Ílhavo, Fernando Caçoilo, e do Diretor do Museu Marítimo de Ílhavo.

Ao final da tarde, às 17h15, dá-se a sessão de encerramento com o lançamento do n.º 5 da 'ARGOS - Revista do Museu Marítimo de Ílhavo'.