Misericórdia de Aveiro reflete sobre projeto educativo "Habilitar".

2016-11-18 08:30

Categoria: 

Concelho: 

A Santa Casa da Misericórdia de Aveiro promove o encontro “Habilitar”. Dois dias de trabalho em torno de um projeto que aposta na formação e nas artes e que mobiliza as crianças e as famílias.

O HABILITAR é o Centro Comunitário de Desenvolvimento Infantil e Juvenil de Aveiro, da Santa Casa, e apoiado pelo Centro Hospitalar do Baixo Vouga. Foi criado em Novembro de 2015 com o objecivo de acompanhar a intervenção multidisciplinar de crianças e jovens com Perturbações do Neurodesenvolvimento, mas também HABILITAR os seus familiares e educadores para que melhor possam contribuir para a sua inserção familiar, profissional e social

Esta sexta há momento musical às 21h30 com alunos da Escola Artística do Conservatório de Música e, às 21h45, intervenção de Miguel palha (Pediatra do Desenvolvimento) sobre o tema “O meu coração abre-se à tua voz”. Manuel Rocha (Diretor do Conservatório de Música de Coimbra) fala às 22h15 no painel "No peito do desafinado também bate um coração". O dia fecha com momento musical.

Sábado os trabalhos arrancam às 9h30. O primeiro painel será “Habilitar: quem, quando, onde e como?” numa abordagem que vai passar também pelos Direitos Humanos de todas as crianças sendo esperada a presença de Armando Leandro (Presidente da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco).

Luís Borges (Neuropediatra), Gregória von Amann (Coordenadora do Programa Nacional de Saúde Escolar), Carolina Duarte (Pediatra do Desenvolvimento) e Carlos Lacerda Pais (Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro) falam sobre saúde e sobre o projeto “Habilitar”.

O dia encerra com o painel “Participar na escola e na sociedade: barreiras e facilitadores” com Clarinda Garcia (Professora de Educação Especial), Dulce Seabra (Médica de Saúde Pública), Estrela Romão (Mãe) e Raquel Nascimento (Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação).

Este encontro de dois dias (sexta e sábado) decorre no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.