Mira: Construção em adobe motiva recriação.

2018-09-27 10:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Mira dá destaque ao adobe como parte da identidade regional no âmbito dos processos de construção numa recriação marcada para este sábado.

Inserido nas comemorações do Ano Europeu do Património Cultural decorrerá na freguesia do Seixo, em Mira, uma recreação com a população local vestida como antigamente, sobre a produção de adobe, uma material de construção sustentável, atualmente extinto e cuja procura está novamente a surgir por interesse de estrangeiros e nacionais para aplicação a casas sustentáveis para o turismo.

Este evento, "Património, Casa Gandaresa, adobe" ocorrerá no sábado, durante todo o dia, sendo a parte da manhã ocupada com a recreação da produção de adobe e a parte da tarde com um Workshop dedicado às Boas práticas de Reabilitação de Casas de adobe / Casa Gandaresa promovido pelo grupo de Reabilitação do Património, RISCO - Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro.

Iniciativa da Associação Cultural e Recreativa do Seixo e da Junta de Freguesia do Seixo, com o apoio do Município de Mira, a Universidade de Aveiro e a Associação Portuguesa de Reabilitação Urbana e Proteção do Património.

As filmagens dos serviços de Imagem da Universidade de Aveiro terão uso em promoção do Património e Turismo da região centro, na 6ª edição do Fórum Internacional do Património Arquitetónico Portugal Brasil a realizar em maio de 2019, com ampla divulgação no Brasil.