Ministro da Educação de Timor em visita à Universidade de Aveiro.

2016-09-26 09:51

Categoria: 

Concelho: 

O Ministro da Educação de Timor-Leste, António da Conceição, visita esta segunda a Universidade de Aveiro em contacto com a Reitoria e dezenas de estudantes timorenses que escolheram a Universidade de Aveiro para estudar. Durante a visita, o Reitor Manuel António Assunção apresentará ao responsável pelos destinos da Educação de Timor-Leste os projetos educativos em que a UA e o governo timorense uniram esforços pelo futuro.

O trabalho de reestruturação curricular do ensino secundário em Timor-Leste, a respetiva produção de manuais escolares para alunos e guias para os professores, e a consequente formação de professores em curso, ao abrigo de uma parceria entre o Camões e o Ministério da Educação de Timor, que a UA supervisiona científica e pedagogicamente, com coordenação de Isabel P. Martins, do Departamento de Educação e Psicologia, são apenas alguns dos projetos que a UA tem desenvolvido em Timor-Leste.

A António da Conceição será igualmente feito um balanço da criação da Faculdade de Ciências Exatas da Universidade Nacional de Timor Lorosa’e, que a UA ajudou a crescer, envolvendo os departamentos de Física, Matemática e Química, e cujo diretor é Samuel Freitas, antigo aluno da academia de Aveiro onde concluiu licenciatura, mestrado e doutoramento em Química.

A visita do ministro da Educação de Timor inicia-se às 11h00, na Sala de Atos, onde o responsável terá à espera quase uma centena de estudantes não só da UA mas também de várias universidades do centro e norte do país. O encontro com Manuel António Assunção realiza-se às 15h30, também no edifício da Reitoria.