Ministro da Ciência esteve num debate sobre fundos europeus ao serviço das universidades.

2019-02-13 16:05

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Ministro da Ciência quer "mais atenção à formação" de doutorados e pós doutorados e fazer da formação contínua uma aposta dos fundos comunitários nos próximos dez anos.

Manuel Heitor esteve, em Aveiro, esta manhã, a participar no Seminário de Avaliação sobre o Contributo dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para a Formação Avançada.

O encontro que avalia o Programa ao nível da relevância, coerência, eficácia, eficiência, impacto e sustentabilidade dos apoios para promover a elevação das qualificações das pessoas e as suas condições de empregabilidade, defende o reforço da aposta na formação.

O Ministro afirma que o país mudou muito ao nível da investigação e doutoramentos mas ainda tem caminho para se aproximar, por exemplo, da média dos países nórdicos. (com áudio)

Estes apoios europeus a Bolsas de Doutoramento, Pós-doutoramento e Programas Doutorais, no período de programação do QREN e PT2020, concretizaram-se via Fundo Social Europeu.

Agora o pensamento vai para o horizonte até 2030 e o Ministro do Ensino Superior não esconde que o objetivo é "reforçar as dotações" da Fundação para a Ciência e Tecnologia. "Reforçar a atratividade do país para reter massa cinzenta e captar investigadores de outros países".

O Reitor da Universidade de Aveiro não esconde que a aplicação de dinheiro comunitário tem sido decisiva na vida das Universidades e vê áreas decisivas na formação e no trabalho interdisciplinar e entre instituições. (com áudio)