Ministro Adjunto e da Economia visita PCI nas comemorações do primeiro aniversário (segunda-feira).

2019-03-25 07:03

Categoria: 

Concelho: 

O PCI - Creative Science Park Aveiro Region celebra segunda-feira, 25 de março, o seu 1.º aniversário, com uma sessão comemorativa que contará com a presença do Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira. Aberto a toda a comunidade, o evento tem início agendado para as 15h00 e integra a inauguração de uma exposição promovida pelas empresas instaladas no Parque, uma visita à infraestrutura e uma edição especial do After Work Beer.

Com um ano de existência, o PCI - Creative Science Park Aveiro Region "é já uma referência na região enquanto instituição potenciadora de inovação, investigação e desenvolvimento tecnológico".

O PCI teve nesta primeira fase um investimento de, aproximadamente, 18 milhões de euros e um financiamento de 85% dividido entre os programas MaisCentro e Centro 2020.

Criado com o objetivo de reforçar o envolvimento colaborativo do sistema científico, da região e do tecido empresarial, o Parque conta já com 80 entidades instaladas ou em fase de instalação, movimentando todos os dias cerca de 400 pessoas.

O PCI tem-se imposto como um instrumento qualificado de execução de prioridades políticas nacionais, nomeadamente dos polos tecnológicos das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica, da Energia e do Agroindustrial, além do Cluster do Habitat e do Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar, entre outros. "O seu conceito e a própria composição acionista, integrando a Universidade de Aveiro (UA) e entidades autárquicas, empresariais e financeiras, é um dos seus aspetos mais diferenciadores, permitindo-lhe destacar-se por esse envolvimento formal e efetivo de diferentes atores que constituem a tripla hélice da inovação e do desenvolvimento económico: o conhecimento, através da UA, a região, através da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), dos municípios de Ílhavo e de Aveiro, e as empresas".