Militares testam em Aveiro missão que vão assumir no Kosovo.

2016-03-02 16:01

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Regimento de Infantaria 10 de São Jacinto vai fazer de aeroporto de Pristina (Kosovo), o Estádio de Aveiro de quartel e a cidade de Aveiro será no exercício militar o território que simula a capital do Kosovo numa operação que decorre de 7 a 10 de Março.

Este exercício militar simulando incidentes que se podem esperar no Teatro de Operações, do Kosovo, passa por controlo de tumultos, check points e circulação de militares na cidade em interação com civis. 

Trata-se de uma força que trabalha em articulação direta com o responsável máximo da KFOR, um militar italiano que poderá colocar a força portuguesa em diferentes pontos do país. “A preocupação neste exercício é não causar alarme”, salvaguarda o responsável do RI10, coronel de infantaria paraquedista, José Carlos Sobreira.

Mais de 400 homens estarão envolvidos nas operações que terminam no dia 11 de Março com Desfile Militar na Avenida Lourenço Peixinho como forma de agradecimento pelo acolhimento.

Os militares antecipam a partida para o Kosovo no final de Março e no mês de Abril ao abrigo das ações da Kfor, ação que envolve militares de dezenas de países que asseguram a estabilização de condições no desenvolvimento do processo democrático nos Balcãs.

Na bagagem levam uma bandeira do Município de Aveiro, produtos locais e documentos (vídeos promocionais) que serão apresentados em momentos solenes no Kosovo como forma de promover o turismo aveirense.