Mercado Antigo em viagem ao passado no centro de Estarreja.

2015-06-09 11:52

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja celebra as tradições portuguesas e a cultura popular e tradicional com um mercado antigo em Dia de Portugal. Esta quarta, ao longo do dia, na Praça Francisco Barbosa, há memórias vivas de um quotidiano dos anos 20 a 40 do século XX, com cerca de 8 dezenas de espaços de venda, produtos e trajes adequados à época e a participação de coletividades e comunidade local.

A praça central da Cidade enche-se de tendas e de passeantes, num rebuliço de feira popular, carregado de emoções e de memórias, dando ao histórico local muita animação como há cem anos se veria. Serão atribuídos prémios para Melhor Traje, Melhor Espaço de Venda e Melhor Encenação.

Às 10h30, no Desfile Etnográfico, os participantes mostram os costumes e a forma de vida dos nossos antepassados. E às 16h00, o Festival de Folclore junta os 5 Ranchos Folclóricos do concelho: Rancho Folclórico As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã, Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca, Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros, Grupo Etnográfico Danças D’Aldeia de Pardilhó e Rancho Folclórico “As Tricaninhas do Antuã”.

A festa arranca esta terça, às 22h, com o concerto de Retimbrar na Praça Francisco Barbosa.