Mealhada: PJ deteve Espanhol com droga escondida em atrelado.

2019-08-16 16:05

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Polícia Judiciária deteve, na Mealhada, um cidadão espanhol e apreende veículo que transportava 175 Kg de cocaina e acredita que a operação conjunta com a Guarda Civil terá desmantelado uma importante rede de tráfico de estupefacientes, responsável pela introdução de grandes quantidades de drogas na Península Ibérica.

Ação com intervenção da Diretoria do Norte da Polícia Judiciária que deteve um indivíduo de nacionalidade espanhola, de 40 anos de idade, que, com origem na Galiza, transportava, por via rodoviária, 175 kg de cocaína.

O produto estupefaciente vinha dissimulado num atrelado de transporte de mercadorias, especificamente preparado para a ocultação do estupefaciente.

Aparentemente vazio, o atrelado dispunha de um elaborado mecanismo basculante hidráulico que, uma vez desbloqueado, permitia separar a superfície de carga do restante chassis, ocultando assim um fundo falso, com capacidade para transportar mais de 300 Kg daquele produto.

Segundo a PJ, a quantidade e qualidade da cocaína, a forma quase indetetável como era transportada, graças à rebuscada alteração operada no veículo, bem como os aparelhos eletrónicos encontrados na posse do suspeito, não deixam dúvidas quanto ao facto de se tratar de uma operação desenvolvida por uma organização criminosa altamente organizada e sofisticada.

A intervenção da PJ ocorreu no âmbito de uma investigação desenvolvida em conjugação com a Unidade de Combate ao Crime Organizado da Guarda Civil espanhola da Galiza.

A ação em solo português, ocorreu há cerca de quatro semanas, na região da Mealhada, mas só agora foi divulgada para não prejudicar o desenvolvimento das investigações, que decorriam desde 2018.

Já no início desta semana, a Guardia Civil espanhola avançou com buscas e detenções de mais 13 pessoas no país vizinho, que permitiram a recolha de uma grande quantidade de prova material, para além de dinheiro, veículos e equipamento eletrónico altamente especializado, confirmando a elevada sofisticação da organização.

A cocaína apreendida pela Polícia Judiciária daria para produzir cerca de 1 750 000 doses individuais, calculando-se que, no mercado nacional, pudesse atingir um valor comercial a rondar os € 5 250 000, 00.

Considerando o elevado grau de pureza do estupefaciente apreendido, aquele seria certamente objeto de transformação, permitindo triplicar os valores referidos uma vez introduzido no mercado para consumo.

Na sequência do primeiro interrogatório a que foi presente, foi aplicada ao arguido a medida de coação mais gravosa, ficando a aguardar julgamento em prisão preventiva.