Mau tempo provoca queda de árvores e estruturas de construção.

2019-12-19 08:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A queda de árvores varreu todo o todo o distrito de Aveiro e foi a ocorrência mais repetida na madrugada de mau tempo que está a assolar norte e centro e com aviso vermelho para distritos destas zonas.

Neste momento sobe para 9 o número de distritos em alerta vermelho devido à passagem da depressão Elsa.

Inundações em caves, desabamentos e queda de estruturas associadas à construção figuram entre as ocorrências que movimentaram os bombeiros em todo o distrito.

Ao todos mais de 150 operacionais foram obrigados a dar apoio em espaço público e privado.

De acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê-se, para as próximas horas, um agravamento das condições meteorológicas, sobretudo durante a tarde, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e no litoral e agitação marítima forte em toda a costa.

Existe a possibilidade de inundações rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem, a possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis, inundações em garagens, formações de lençóis de água, danos em estruturas montadas ou suspensas, possibilidade de queda de ramos ou árvores e possíveis acidentes na orla costeira.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil sugere a tomada de medidas preventivas.