Matemático da UA entre os mais influentes do mundo.

2016-11-08 15:04

Categoria: 

Concelho: 

Delfim Torres, matemático da Universidade de Aveiro, foi galardoado com o título 2016 Thomson Reuters Highly Cited Researcher, uma distinção só ao alcance das mentes científicas mais influentes do mundo. Entregue pelo segundo ano consecutivo a Delfim Torres, o título da Thomson Reuters premeia os autores dos trabalhos mais citados nas respetivas áreas de estudo e é, por isso, uma das grandes referências para a ciência mundial.

“Fico muito contente por receber esta distinção e saber que ela já ajudou a colocar, pela primeira vez na sua história, a UA no famoso Academic Ranking of World Universities (ARWU), também conhecido como Shanghai Ranking", congratula-se Delfim Torres.

O título da Thomson Reuters foi atribuído este ano a cerca de três mil investigadores por escreverem o maior número de trabalhos oficialmente designados por Essential Science Indicators (artigos colocados entre os 1 por cento mais citados na sua área e ano de publicação, ganhando por isso a marca de impacto excecional). Em Portugal, para além de Delfim Torres, que à semelhança do último ano foi o único matemático nacional a ser contemplado, outros cinco cientistas – das áreas das Ciências Agrícolas, Engenharia, Física e Ambiente – foram distinguidos.

O facto de Delfim Torres constar de novo na lista já chamou a atenção da revista Journal of Computational and Applied Mathematics que está a organizar um número especial dedicado aos cinco matemáticos que, tal como o investigador nacional, receberam a distinção pelo segundo ano consecutivo.

Texto e foto: UA