Mário Zambujal e Dina Mendonça falam sobre o "riso".

2015-05-28 09:45

Categoria: 

Concelho: 

“Havíamos de falar disso” dedica uma sessão ao “riso”. Afinal quanto siso há no riso? O que há de tão divertido ou de tão trágico na existência humana que faça de nós o único animal com essa capacidade? Estas são algumas questões que servem de ponto de partida em mais uma sessão de conversa no Aveirense. O escritor Mário Zambujal e a filósofa da linguagem Dina Mendonça juntam-se para rir e falar do riso. Sessão às 18h15 Teatro Aveirense.

Dina Mendonça é Licenciada em Filosofia pela Universidade Católica de Lisboa, tem um mestrado em Filosofia para Crianças da Montclair State University, New Jersey, onde trabalhou com Matthew Lipman, fundador do movimento “Filosofia para Crianças”. É doutorada pela Universidade da Carolina do Sul, Columbia, e actualmente é investigadora do Instituto de Filosofia da Linguagem, da Universidade Nova, e bolseira de pós-doutoramento da FCT onde trabalha em Filosofia para Crianças e Filosofia das Emoções. É ainda a fundadora da Associação Brincar a Pensar e autora do livro Brincar a Pensar: Manual de Filosofia Para Crianças (Plátano, 2011)

Mário Zambujal é jornalista, autor de textos para rádio, televisão e teatro e de vários livros dos quais se destacam “Crónica dos Bons Malandros”, que teve grande sucesso e deu origem a uma longa-metragem de Fernando Lopes. Os seus romances mais recentes são Serpentina, 2014; O Diário Oculto de Nora Rute, 2013 e Cafuné, 2012. A 30 de Julho de 1984 foi feito Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Atualmente é presidente do Clube dos Jornalistas.