Maria Luís Pinto leciona esta quarta a última aula na Universidade de Aveiro.

2019-02-12 13:51

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Maria Luís Pinto leciona esta quarta a última aula na Universidade de Aveiro e aposenta-se confiante na melhor aceitação das ciências sociais.

Após 18 anos como docente e investigadora na Universidade de Aveiro (UA), desempenhando vários cargos na vida académica e contribuindo para a estruturação do que é hoje a Universidade, chegou a hora da última aula.

Maria Luís Pinto, demógrafa com formação inicial em Economia e longa experiência na realização de estudos, aconselhamento técnico e até em cargos de responsabilidade em organismos do Estado, sempre teve um gosto especial pela docência.

A professora profere a última aula, às 14h30, na Sala de Atos, Reitoria da UA.

Ao traçar um panorama de quase 20 anos como docente e investigadora, primeiro na Secção Autónoma, depois Departamento, de Ciência Sociais, Políticas e do Território (DCSPT) da UA, 48 anos de trabalho no total, fica a ideia de “percurso cumprido”.

Quase 20 anos de trabalho numa unidade orgânica de ciências sociais que foi sabendo consolidar relações com várias outras unidades orgânicas e de investigação, considera a professora, permitem afirmar que o papel das ciências sociais e humana no seio da UA e da sociedade em geral está hoje melhor aceite e compreendido.

“É essencial”, mesmo em instituições com vocação mais tecnológica, como mostram os planos curriculares de cursos tecnológicos em instituições de grande renome internacional. “Assim como também é essencial a demografia nas ciências sociais”, acrescenta.

Recorda a complexidade do trabalho de estruturação da unidade orgânica a que pertence quando esta teve de acolher a equipa de docentes de planeamento, já consolidada, aquando da transferência desta equipa a partir do Departamento de Ambiente e Ordenamento, para se constituir um corpo docente de ciências sociais, políticas e do território.

Desde então, a forte colaboração com a sociedade e com a região que se foi construindo ao longo dos anos através do trabalho desenvolvido comprova o sucesso do percurso do DCSPT e uma melhoria progressiva na compreensão do papel das ciências sociais, destaca.

Assim, “A demografia no enredo de um percurso – do planeamento à ‘revelação’…” foi, naturalmente, o tema escolhido para a última aula.