'Mares Circulares' limpam Praia de São Jacinto.

2019-10-10 17:48

Categoria: 

Concelho: 

O Programa 'Mares Circulares' chega este ano à Praia de São Jacinto, em Aveiro.

No sábado, 19 de Outubro, entre as 14h30 e as 16h30, cinquenta Escuteiros Caminheiros da Região de Aveiro (que irão participar no ESCUTAMA 2019), e todos os voluntários que se queiram juntar ao grupo "vão percorrer o areal da Praia de São Jacinto a recolher os resíduos nesta faixa de terra".

Além das intervenções nas praias e costas portuguesas, este Programa tem uma vertente de sensibilização ambiental.

Os Escuteiros da região de Aveiro "receberão formação sobre a problemática do lixo marinho e como chega às praias, a importância da reciclagem e da separação correta de resíduos, a necessidade do consumo responsável e do investimento na economia circular".

A sensibilização ambiental e a coordenação da ação de limpeza em São Jacinto são da responsabilidade da LPN – Liga para a Proteção da Natureza, Organização Não Governamental parceira do projecto 'Mares Circulares' em Portugal e conta com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro.

Este ano já promoveu intervenções na costa de Viana do Castelo, na Caloura em São Miguel, e na praia de Galapos, em Setúbal, com a participação de mais de 1800 voluntários.

Estão ainda previstas acções de limpeza de praia e de sensibilização ambiental em Óbidos (22 de Outubro na Praia do Bom Sucesso), Grândola (23 de Outubro na Praia de Melides), Matosinhos (30 de Outubro na Praia do Aterro), Gaia (31 de Outubro na Praia de Salgueiros), Faro (7 de Novembro na Praia de Faro), Seixal (12 de Novembro na Ponta dos Corvos) e Porto Santo (13 de Novembro na Praia do Porto Santo).