Marcelo Rebelo de Sousa na inauguração do Ecomare.

2017-06-14 18:15

Categoria: 

Concelho: 

Marcelo Rebelo de Sousa inaugura o Ecomare em cerimónia agendada para esta quinta ao final da manhã.

O Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro, localizado na área do Porto de Pesca Costeira na Gafanha da Nazaré, vai ser inaugurado pelo Presidente da República em dia Feriado.

Desenvolver investigação de excelência, fundamental e aplicada e promover serviços de inovação e transferência de tecnologia para empresas, organizações governamentais e instituições nacionais e internacionais na área da Ciência e Tecnologia do Mar são os grandes objetivos a que esta infraestrutura se destina.

Situado na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, a cerimónia de inauguração decorre a partir das 11h00 e contará ainda com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Manuel António Assunção, Reitor da UA, Fernando Caçoilo, presidente da Câmara Municipal de ílhavo (CMI), João Braga da Cruz, presidente da Administração do Porto de Aveiro (APA), e José Ribau Esteves, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, serão também intervenientes na cerimónia de inauguração.

Projeto-âncora do Cluster para o Conhecimento e Economia do Mar, e que resulta de uma parceria alargada, envolvendo a UA, a APA, a CMI, a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem e a Oceanário de Lisboa, o ECOMARE é uma unidade já com reconhecimento internacional que está a operar há meses.

Esta unidade engloba o Centro de Extensão e de Pesquisa em Aquacultura e Mar e o Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos.