Marca "Aveiro" considerada fundamental no futuro da Região.

2019-03-31 17:39

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Acentuar a marca Aveiro e trabalhar com horizonte alargado para preparar respostas aos desafios da sociedade nos próximos anos são metas assumidas por atores com relevo nos processos de decisão à escala local, regional, nacional e internacional.

A ideia fica do encontro promovido pela Plataforma Cidades que reuniu 25 personalidades da região numa reflexão conjunta.

A mobilização sugere olhar especial para a criação de emprego, para a formação académica e profissional, para a mobilidade, transportes e saúde como elementos estruturantes.

A demografia ficou como um dos grandes desafios ao qual é possível responder com o aumento da competitividade dos territórios para atrair novos residentes.

Júlio Pedrosa, antigo reitor e antigo Ministro, diz que estão lançadas as bases desse diálogo regular entre cidadãos. Defendeu uma política comum capaz de atrair novos residentes com processos agilizados junto da Loja do Cidadão para que possam instalar-se na Região (com áudio)

O Reitor da Universidade de Aveiro defende que a região deve preparar-se para os anseios dos jovens e o que procuram nas sociedades modernas, com menos tempo de trabalho e mais soluções de lazer.

Paulo Jorge Ferreira definiu, no final, a formação contínua como desafio de todas as entidades (com áudio)

Ribau Esteves foi um dos dos atores convidados. Assume o interesse da iniciativa e não esconde que a representação da CIRA é para levar a sério com o envolvimento de todos os atores.

O autarca de Aveiro, presidente da comunidade intermunicipal, defendeu esse envolvimento coletivo (com áudio)

A Plataforma Cidades já confirmou novo encontro em Junho.