Mar Film Festival 2020: Estão abertas inscrições para o concurso 'Novas Vistas Lumière'.

2020-01-15 18:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Já arrancaram os trabalhos preparatórios da quarta edição do Mar Film Festival.

O Festival de Cinema dedicado ao Mar, promovido e organizado pelo Museu Marítimo de Ílhavo, está agendado para os dias 17 a 21 de abril. Até lá, já há um conjunto de atividades que faz mexer o festival, nomeadamente no âmbito de projetos escolares e com o concurso de curtíssimas metragens “Novas Vistas Lumière”, inspirado nos filmes dos irmãos Lumière realizados no início da arte cinematográfica.

"Trata-se de um desafio criativo porque impede os concorrentes de utilizarem algumas das possibilidades tecnológicas dos meios atuais, obrigando-os a concentrarem-se apenas na componente narrativa que a imagem em movimento contém".

As obras devem ser submetidas até ao dia 15 de março, seguindo as normas disponíveis no site do Museu Marítimo de Ílhavo, sendo que na edição deste ano haverá uma pré-seleção das curtíssimas metragens que estarão na fase final do concurso.

São admitidas todas as filmagens que espelhem a temática do Mar, com duração até dois minutos, de um só plano, a preto e branco ou a cores, sem som, sem movimentos de câmara físicos ou óticos, ficcionais ou documentais.

As obras finalistas serão exibidas durante o Mar Film Festival, seguindo-se a entrega de prémios nas diversas categorias: dos 12 aos 15 anos; dos 16 aos 18 anos; documentário, a partir dos 19 anos; e ficção, a partir dos 19 anos.

Neste momento também já está a decorrer o concurso Memórias RiaMar, direcionado aos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário das escolas do Município de Ílhavo e da Região de Aveiro. Dedicada, este ano, à temática “Mar e Ria”, trata-se de uma competição que distingue entrevistas em vídeo com o intuito de promover a interação dos alunos com gentes, memórias e profissões marítimas da região.

O Mar Film Festival, promovido pelo Museu Marítimo de Ílhavo, em parceria com o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, tem como referente temático o Mar, explorando a multiplicidade de expressões que a imagem em movimento tem desenvolvido em torno do universo marítimo. Este festival de cinema é um projeto cofinanciado pelo FEDER, através do Centro 2020 - integrado no Projeto "Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades".