'Mar Film Festival 2018' já tem programa pronto.

2018-03-22 17:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

"Há um mar de temas para abordar" na edição 2018 do Mar Film Festival, que se realiza de 19 a 21 de abril, no Museu Marítimo de Ílhavo.

"Apesar de ter o mar como referência temática nuclear, neste festival de cinema ninguém corre o risco de ficar nauseado com o balanço do mar, visto que os filmes exploram assuntos tão diversos como a poluição marítima, a vida das gentes do mar, momentos de perda e de reencontro testemunhados pelo oceano, contos inspirados na magia do mar e a erosão costeira. Os filmes são variados e de grande qualidade: haverá documentário, ficção e até animação, de realizadores nacionais e internacionais".

Durante três dias, serão exibidos os filmes “A plastic ocean” (2016), de Graig Leeson; “Deste lado da ressurreição” (2011), de Joaquim Sapinho; “A luz entre os oceanos” (2016), de Derek Cianfrance; “Arte al agua. Los bacaladeros de Terra Nova” (2017), de Olivier van der Zee; “A canção do mar” (2016), de Tomm Moore; “Um conto de duas cidades” (2017), de Morag Brennan e Steve Harrison; “Mar de Sines. A resiliência das gentes do mar” (2016), de Diogo Vilhena; e “Deriva litoral. O impacto da erosão costeira em Portugal” (2016), de Sofia Barata. Cada um destes filmes será comentado por um convidado relacionado com a temática, contando-se, em alguns casos, com a presença do realizador.

A apresentação destes filmes será intercalada pelas curtas metragens concorrentes ao prémios Novas Vistas Lumière, onde se procura recuperar a essência dos primeiros filmes dos irmãos Lumière, e pelos vídeos participantes na iniciativa RiaMar, desenvolvida com escolas do Município, este ano sob o tema “Um Mar de Mulheres”.

O Mar Film Festival é, também, um festival que homenageia cineastas com obra ligada à temática marítima. Nesta segunda edição, destaca-se Manuel Matos Barbosa, autor de obras sobre a Ria de Aveiro, algumas das quais exibidas e premiadas internacionalmente.