Manifestações de "profundo pesar" pelo falecimento de D. António Francisco Santos.

2017-09-13 08:04

Categoria: 

Concelho: 

São várias as mensagens de pesar pelo falecimento do antigo Bispo de Aveiro. Desde partidos, a dirigentes políticos, associativos, institutições culturais e sociais ninguém ficou indiferente ao falecimento de D. António Francisco Santos. A Câmara de Aveiro que tinha homenageado o antigo Bispo com a medalha de Ouro decretou um dia de luto municipal.

O Reitor da Universidade de Aveiro fala da perda de um amigo da UA. “Era um grande amigo da Universidade de Aveiro, sendo sintomático que tivesse feito questão que a sua festa de despedida decorresse no nosso auditório. Foi um batalhador pela importância do conhecimento no desenvolvimento humano e, portanto, pela causa universitária”, lembra Manuel António Assunção.

“Figura de enormíssima estatura humana e intelectual”, aponta o Reitor da UA, “a sua passagem por Aveiro perdurará como uma marca inesquecível para toda a comunidade aveirense. A sua partida, prematura, representa uma enorme perda a todos os níveis”.

Do PS de Aveiro surge a mensagem do candidato à Câmara de Aveiro, antigo responsável pela Comissão Diocesana Justiça e Paz. "Há momentos em que a vida também pára! Hoje paramos por quem tanto nos fez andar", refere Manuel Sousa.

Luís Souto Miranda, candidato da Aliança com Aveiro, dirigente ligado aos meios culturais de Aveiro, fala de um homem especial. “Morreu o bispo do Porto mas partiu também alguém que ficará na história como um dos mais notáveis bispos da diocese de Aveiro. A sua marca não precisa de bronze para se perpetuar. A sua marca ficará no coração de todos nós”.

A Comissão Política Concelhia do PSD de Aveiro expressa “profundo pesar” pelo falecimento do antigo Bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos, que era Bispo do Porto. 

"A sua ação muito contribuiu para a promoção da dignidade humana, pelo caminho da solidariedade, da fraternidade, do altruísmo, da proximidade e da consequente integração comunitária e social de todos, com especial enfoque nos mais desfavorecidos. Aveiro está de luto pela perda de um grande amigo”.

Cáritas Diocesana, Aveiro Arte, Escuteiros e cidadãos de toda a Diocese relatam experiências vividas no contacto com o antigo Bispo e todos são unânimes ao falar de "um homem bom".

O funeral decorre esta quarta na Sé do Porto com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.