Mais de cinco mil visitantes encontraram-se com a natureza na ObservaRia.

2015-04-15 15:10

Categoria: 

Concelho: 

 

“A referência em termos de Birdwatching fair em Portugal”. “Deu passos de gigante”. “Dá visibilidade a um nicho de mercado muito interessante”. Não podiam ser melhores as opiniões sobre a ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair que na sua 2.ª edição atraiu 5 mil visitantes durante os dias 11 e 12 de Abril. "A aposta está ganha com o turismo de natureza a seduzir cada vez mais gente ao concelho de Estarreja, incluindo especialistas de renome nacional e mundial".

Entre palestras, espaço para expositores, exposições de fotografia e ilustração, ateliês para crianças, workshops e atividades ao ar livre - num total de cinco dezenas de acções centradas nos temas de turismo de natureza e que constituíram um  programa recheado e atrativo para observadores de aves e população em geral -, a ObservaRia "excedeu todas as expectativas da organização e de quem visitou Estarreja por estes dias. E foram muitos". Cinco mil pessoas contabilizadas, mais duas mil do que na primeira edição.

A realização deste evento de cariz internacional "vem sublinhar o estatuto singular da nossa região no contexto do Birdwatching e do turismo de natureza e é uma forma de realçar o projeto magno BioRia que tanto amamos, queremos promover e temos conseguido. Sabemos disso através dos números, hoje muita gente procura o nosso BioRia por motivos de lazer, exercício físico”e, claro está, para observar e estar em contacto com a natureza", realçou Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, na sessão de abertura da feira.

Pedro Machado, o Presidente do Turismo Centro de Portugal, elogiou essa “visão diferenciadora” do Município de Estarreja. O BioRia e a ObservaRia inserem-se no eixo do produto Turismo de Natureza, como complemento a outros produtos turísticos, “representando valor acrescentado para a afirmação da nossa região seja no domínio da competitividade interna, seja no domínio da internacionalização”, nomeadamente na “capacidade de atrair os especialistas internacionais, que ajudam a aumentar a atratividade da região e a contribuir para a sua notoriedade”, enfatizou Pedro Machado, para além de “atrair mais e melhores turistas”.

Um dos protagonistas de notoriedade internacional presentes em Estarreja foi Tim Appleton, um dos fundadores da British BirdFair, a mais importante feira de Birdwatching do Reino Unido e do mundo, que na última edição recebeu a visita de 22 mil pessoas, em três dias, e 380 expositores de todo o mundo. De visita pela primeira vez ao centro e norte de Portugal, que apelida como “our best kept secret” (o nosso melhor segredo), Tim Appleton ficou encantado com o que viu em Estarreja, nomeadamente o equilíbrio entre lazer, conservação da natureza e agricultura, existente nos Percursos BioRia, na zona do Baixo Vouga Lagunar. “É muito importante ver todas estas atividades a trabalharem em conjunto”, comentou.