Maiores de Idade animam Natal em Ílhavo

2018-12-02 16:45

Categoria: 

Concelho: 

“Pontas de Arte de Natal” vai animar a quadra natalícia, em Ílhavo, numa iniciativa da Câmara Municipal de Ílhavo junto do comércio local, nos dias 5, 12 e 19 de dezembro.

Na área comercial do centro de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré, os seniores dos espaços Maior de Idade, das Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas e dos Clubes Seniores do Município de Ílhavo, irão desenvolver um conjunto de iniciativas de animação em espaços públicos e junto dos estabelecimentos comerciais, que passam pelas representações teatrais, pela poesia, pelos cantares de natal, pelas artes plásticas, pelos contos e histórias de natal, pelas flashmob’s, entre outras.

Para a Vereadora do Pelouro do Turismo, da Cidadania e Inclusão, Fátima Teles, "estas criações artísticas e performances dos Maiores de Idade, pretendem revitalizar a identidade e as memórias culturais e históricas da comunidade", para além "do reconhecimento da Câmara Municipal de Ílhavo nas vantagens e potencialidades do comércio local como diferenciador na qualidade e na proximidade do serviço prestado".

A abertura da iniciativa de dinamização do Natal terá lugar no dia 5 de dezembro, quarta-feira, às 9:45 horas, junto à entrada do edifício da Câmara Municipal, com os cantares de Natal que marcam o arranque do programa “Pontas de Arte de Natal” e que contará com a presença do Presidente da Autarquia que inaugurará a “Árvore de Natal 2018” do Município de Ílhavo.

Durante a manhã, nesta zona central do comércio da cidade, haverá ainda lugar a um “Percurso Artístico”, uma atuação de Cavaquinhos, “Ouçam a Minha de Voz!” de António Vaz, o Flashmob “Três Estrelas e Meia”, pintura ao vivo, declamações de poesia e animação nos diversos estabelecimentos comerciais com “Entrai, por Lojas e Galerias!”, terminando a manhã com a performance “Minha Mãe Natal” pelo Espaço Convívio da Junta da Gafanha das Nazaré.

Os Maiores de Idade voltam à animação de Natal no dia 12 de dezembro, na Gafanha da Nazaré, a partira das 10:00 horas, em vários espaços comerciais na Av. José Estêvão, com o Flashmob “Três Estrelas e Meia” e as declamações de poesia e animação “Entrai, por Lojas e Galerias!”.

A dinamização natalícia termina no dia 19 de dezembro, com uma programação que preencherá todo o dia.

O início está agendado para as 10:00 horas, de novo no centro de Ílhavo, com os “Gestos de Embalar” (Gestos de Natal). Segue-se o Flashmob “Três Estrelas e Meia!”, a Performance Lar S.José e da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo.

A partir das 14:00 horas há uma visita à Vista Alegre para que os Idosos da Rede de Clubes Seniores do Município possam perceber “Como se fazem os Presentes da Nossa Terra?”. Às 14:15 horas haverá uma sessão de  "O Arquivo do Avesso", com a turma de Teatro e Literatura da Universidade Sénior do Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Nazaré.

O encerramento acontecerá a partir das 14:30 horas com a “Festa de Natal”, no Laboratório das Artes Teatro da Vista Alegre.