MAI: "Novos carros de combate a fogos florestais não tem defeito”.

2018-07-30 07:05

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Na sequência da notícia do jornal Expresso com o título "Carros de combate a fogos florestais chegaram com defeito”, o Ministério da Administração Interna esclarece que "não confirma qualquer anomalia nas viaturas".

"Já foram entregues à GNR, este ano, todos os 88 veículos ligeiros de combate a incêndios e seis veículos pesados de combate a incêndios, de um lote de 16. Os restantes 10 serão entregues no início de agosto", é referido. Todas as viaturas entregues "já se encontram empenhadas na atividade operacional" do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), "e estão plenamente operacionais" .

"Os contratos das viaturas do GIPS são celebrados entre a GNR e fornecedores e não pela Autoridade Nacional de Proteção Civil. Os contratos preveem penalidades para situações de incumprimento", adianta. "Todos os centros de meios aéreos estão plenamente operacionais com meios aéreos e terrestres em cumprimento pleno da Diretiva Operacional DECIR 2018" e "todas as necessidades e melhorias identificadas estão a ser supridas" no âmbito da Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos para as Forças e Serviços de Segurança.