Livro sobre segurança nos portos quer fazer escola em África, no Brasil e Timor.

2015-01-10 10:47

Categoria: 

Concelho: 

O Livro “A segurança nos portos”, apresentado a bordo do Navio Santa Maria Manuela, no terminal de pesca do largo na Gafanha da Nazaré, vem preencher uma lacuna na área da bibliografia ligada à segurança portuária. É um livro que os 19 autores querem ver ao serviço dos Portos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa mas também do Brasil e Timor.

Ideia defendida pelo coordenador da edição, Vice-Almirante Vítor Lopo Cajarabille, antigo Vice-Chefe de Estado-Maior da Armada, responsável pelo Departamento de Tecnologias do Mar do Instituto Superior das Ciências da Informação e Administração de Aveiro, que destaca a atualidade da obra e o vazio que vem colmatar.

“Há regras no manuseamento de materiais e todas as áreas a bordo do navio passando pelo acesso aos Portos. Tudo o que possa provocar um acidente tem interesse. Há um ato terrorista em França e por isso é atual o controlo de explosivos. Portugal tem melhorado muito nos últimos anos e a maioria dos portos seguem as regras de segurança de forma aceitável”.

O ISCIA, através da editora Mare Liberum, promove mais um lançamento na área da temática marítima e a obra promete seguir para organismos que tutelam questões portuárias e de segurança. O Instituto Superior assume que está a aprofundar os estudos nesta área e a criar condições para desenvolver a sua política editorial.