Livro sobre o Parque Infante D. Pedro apresentado na Feira do Livro.

2017-06-04 12:42

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Feira do Livro de Aveiro recebe, esta segunda, a apresentação do livro "Parque Infante D. Pedro, Património Histórico e Botânico - Projeto EduPARK", da autoria das investigadoras da Universidade de Aveiro (UA), Lúcia Pombo, Margarida Morais Marques, Maria José Loureiro, Rosa Pinho, Lísia Lopes e Paula Maia.

O lançamento decorrerá no Mercado Manuel Firmino, integrado no programa da Feira do Livro e da Semana do Ambiente da Câmara Municipal de Aveiro, e contará com a presença do presidente da autarquia, José Ribau Esteves.

O livro integra informação sobre o Parque Infante D. Pedro, o laboratório educativo do projeto EduPARK (http://edupark.web.ua.pt/), e constitui um guia de exploração das suas dimensões histórica e botânica, para que os seus visitantes possam aliar a atividade de lazer e de passeio no Parque a uma aprendizagem in loco.

Trata-se de uma obra ilustrada, organizada em duas partes, e culmina com um mapa do Parque. O capítulo ‘Património Histórico’ integra uma resenha sobre a origem do Parque e a sua evolução, com base em testemunhos históricos e fotografias antigas, recolhidos de fontes diversas e com a colaboração da Câmara Municipal de Aveiro.

O capítulo ‘Património Botânico’ caracteriza um conjunto de espécies de plantas, autóctones e exóticas, representativas da biodiversidade botânica do Parque, de interesse para todos os seus visitantes.

De acordo com a Coordenadora do projeto EduPARK, Lúcia Pombo, “este livro visa promover uma atitude mais conscienciosa e interventiva da população na preservação do património coletivo”.

A obra, editada pela UA-Editora, é totalmente financiada por Fundos FEDER, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do projeto POCI-01-0145-FEDER-016542.