Livro “Biografia dos Capitães de Ílhavo” e concerto da Filarmonia das Beiras nos 80 anos do Museu Marítimo de Ílhavo.

2017-07-12 14:50

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O lançamento do livro “Biografia dos Capitães de Ílhavo”, de Ana Maria Lopes, no dia 8 de Agosto, vai ficar como marca da celebração os 80 anos do Museu Marítimo de Ílhavo.

O programa comemorativo inclui ainda um concerto com a Filarmonia das Beiras no dia 6 de Agosto mas arranca no dia 4, sexta-feira, com a “Noite no Museu” em que é possível “Dormir com os bacalhaus” numa iniciativa para crianças dos 5 aos 12 anos.

Sábado, dia 5 de agosto, haverá gastronomia de bordo (Workshop de cozinha) com cozinheiro de navios da frota bacalhoeira; Contos com “O pior contador de histórias dos sete mares” na voz de Rodolfo Castro; “Marinheiros e Naufrágios” na Performance Radar 360; a abertura da Exposição Temporária “História Trágico Marítima” e o dia termina com “Contos do Homem do Mar).

No domingo, dia 6 de agosto, destaque para a atividades “Mergulhador por um dia” e às 22h o concerto da Orquestra Filarmonia das Beiras “História Trágico Marítima”. O repertório assenta na obra inédita de Fernando Lopes Graça.

Segunda-feira, dia 7, é dia de visita especial às reservas e terça-feira, dia 8, visita “Da praia ao aquário” e às 17h30 sessão comemorativa com o lançamento do livro “Biografia dos Capitães de Ílhavo”, de Ana Maria Lopes.

O MMI nasceu como museu municipal em 1937. A vocação etnográfica do antigo “Museu dos Ílhavos” incluiu, desde o início, uma natureza marítima. O Grupo dos Amigos do Museu, o fundador Américo Teles e o primeiro diretor, Rocha Madail, foram protagonistas desse momento criador.

O museu atual é um equipamento decisivo na estratégia de desenvolvimento do Município de Ílhavo e na promoção do território. Museu municipal mais visitado do país, em 2016 registou 80 mil visitantes e no mês de junho deste ano atingiu o seu recorde de públicos mensal.