Lions de Ílhavo debateram o voluntariado.

2017-01-19 16:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Lions Clube de Ílhavo realizou no passado sábado, dia 14 de Janeiro, uma Tertúlia sobre “A importância do voluntariado na sociedade”, inserida nos seus objetivos de “interessar-se ativamente pelo bem estar cívico, cultural, social e moral da comunidade”.

A acção decorreu no Auditório da Junta de Freguesia de São Salvador. Participaram na iniciativa Odete Marques, Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome de Aveiro, Isabel Oliva-Teles, Assessora Distrital dos Lions e João Campolargo, Presidente da Junta.

A Diretora da Tertúlia, Teresinha Novo, referiu a abrir a sessão que “o voluntariado é hoje reconhecido como uma excelente forma de participação cívica, que não gera custos para a sociedade, mas sim rende elevados proveitos na construção de uma sociedade mais solidária e mais fraterna. Disse ainda que o Lions Clube de Ílhavo "tem um excelente banco de voluntariado, aberto à participação dos cidadãos e promove fóruns para a livre discussão de assuntos de interesse público".

Terminou dizendo que “é com este desígnio que convidamos três pessoas com provas dadas no voluntariado para partilharem connosco as suas experiências e o seu entendimento sobre a importância de contribuir, generosamente, para um mundo melhor”.

Odete Marques, Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome de Aveiro, teve uma intervenção sob o tema 'O Lions como espaço de voluntariado e de realização pessoal'. Sem nunca esquecer que "o voluntariado não se ensina, mas aprende-se fazendo, no seio da família, na escola, no emprego, nas associações, na sociedade, deu como exemplo o espaço dos Lions como uma boa forma de o praticar".

Isabel Oliva-Teles, Assessora Distrital dos Lions, abordou o voluntariado sob a perspetiva empresarial e a criação de valor, passando por uma identificação de carências, definição de objetivos concretos e avaliação de resultados. Segundo Isabel Oliva-Teles esta abordagem "cria nos trabalhadores voluntários uma felicidade que se repercute no seu ambiente de trabalho, incentivando-os ao sonho, a não desistirem, a serem determinados e dedicados".

João Campolargo, Presidente da Junta de Freguesia de S. Salvador, considerou o tema "muito importante" e falou da importância da formação dos voluntários, das suas características, da definição dos objetivos concretos e avaliação periódica de resultados.

O dia de aniversário terminou com o jantar do 8º Aniversário, sob a presidência de Rosa Vieira, recebendo festivamente a visita oficial da Governadora Rosário Soares.

No decurso do ato comemorativo procedeu-se à admissão de quatro novos sócios e uma homenagem à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, distinguida como Instituição de Mérito do Ano de 2016, com a entrega do respetivo galardão e a oferta de uma motosserra e mangueiras para o seu carro de combate a incêndios recentemente adquirido.