Linha da UA escuta comunidade em tempo de crise pandémica.

2020-04-17 16:39

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Perante a pandemia Covid-19, a sua evolução no município e o apelo da delegada de Saúde Pública, a Universidade de Aveiro (UA) mobiliza-se para auxiliar no apoio psicológico à comunidade aveirense através da experiência de docentes e especialistas colaboradores do Departamento de Educação e Psicologia (DEP).

É neste contexto que surge a linha UAescuta, uma linha de apoio que estará disponível a partir de 17 de abril, de segunda-feira a sábado, em período nocturno, das 21h00 às 00h00, através do número 234 370 905.

O atendimento será garantido, em regime de voluntariado, por docentes e investigadores do DEP, bem como especialistas que colaboram com este departamento da UA, todos inscritos na Ordem dos Psicólogos Portugueses e com Cédula Profissional.

Com a nova linha UAescuta, e no seguimento de outras iniciativas no âmbito da missão de apoio e cooperação com a sociedade assumida pela UA, procura-se agora contribuir para o bem-estar e saúde mental, escutando a comunidade durante a vigência das medidas associadas à Covid-19.

“Desde o início da pandemia da Covid-19, a Universidade de Aveiro tem mantido uma estreita colaboração com as autoridades de saúde da nossa região, nomeadamente com a Sr.ª Delegada de Saúde Pública, procurando responder às necessidades que são reportadas e colocando ao serviço da comunidade as suas competências e equipamentos”, recorda Alexandra Queirós, Vice-Reitora para as Políticas para a Cultura e Vida nos Campi. No início de abril, a UA já tinha disponibilizado uma linha de apoio dedicada à sua comunidade académica com a colaboração dos profissionais do Núcleo de Saúde dos Serviços de Ação Social.

“Sempre defendemos uma universidade sem muros, na comunidade e para a comunidade, e o momento que vivemos impele-nos a trabalhar ainda mais nesse sentido, contribuindo para a saúde pública, não esquecendo a importância da saúde mental. O Departamento de Educação e Psicologia, pela voz do seu director, Sr. Prof. Carlos Silva, respondeu de forma exemplar a este apelo e prontamente se disponibilizou a participar de forma voluntária nesta iniciativa e, desta forma, foi possível implementar a Linha UAescuta”, explica a Vice-Reitora da UA.

Carlos Silva, professor e diretor do Departamento de Educação e Psicologia, destaca o papel supletivo desta acção em relação à assistência já prestada pelo Serviço Nacional da Saúde e em funcionamento à noite, período em que a tristeza, a ansiedade e angústia se acentuam. “Nesta situação pandémica com consequências psicológicas, familiares, sociais e escolares/profissionais, em que as pessoas podem necessitar de apoio especializado com valor acrescentado na área da psicologia, é o sentimento de missão e de solidariedade que move a equipa ligada ao Departamento de Educação e Psicologia”.