Liga Contra o Cancro inaugura ampliação de instalações na delegação de Aveiro.

2015-09-01 10:00

Categoria: 

Concelho: 

As instalações da delegação de Aveiro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, na Rua de Espinho, ganham novos espaços e a inauguração está marcada para o próximo sábado (5). Desde março de 2012 que a LPCC mantém em funcionamento uma Delegação em Aveiro onde a comunidade tem acesso a vários serviços, como os prestados pelo Movimento Vencer e Viver ou ainda a consultas gratuitas de Psico-Oncologia.

Com a sessão de “Educação para a Saúde sobre Cancro da Mama” para Mulheres Cegas e Amblíope, no próximo dia 5, inaugura-se a ampliação das instalações da Delegação, realizada no âmbito de um Protocolo com a Santa Casa da Misericórdia.

Para além da realização de ações de sensibilização comunitária para a prevenção do cancro, destinadas a vários públicos, será esse o local que acolherá o Grupo de Voluntariado Comunitário local que, desde 2006 desenvolve no concelho de Aveiro ações de sensibilização para a prevenção e para o diagnóstico precoce do cancro, sinalização de situações de doentes oncológicos com carências socio-económicas, informação à população e angariação de fundos, entre outras atividades.

Natália Amaral, médica e membro da direção da LPCC, orienta a formação de sábado destinada às utentes e sócias da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO). Num projeto financiado pela Fundação EDP, a Liga desenvolveu o projeto de Educação para Saúde sobre Cancro da Mama para Mulheres Cegas e Amblíopes. O objetivo é garantir o direito das pessoas com deficiência ou incapacidade visual (cegos ou amblíopes) ao acesso, em condições adequadas às suas necessidades específicas, a informação sobre o cancro.

Com a criação de documentos específicos para pessoas cegas e com baixa visão, tanto através de brochuras desenhadas com carateres de dimensão maior do que o habitual e escritos em braille. O objetivo é só um: Sensibilizar todas as mulheres, independentemente da sua condição, para a importância do diagnóstico precoce e para a realização do Rastreio do Cancro da Mama que a LPCC promove.