Liga Contra o Cancro divulga junto das escolas importância da prevenção.

2018-01-31 10:55

Categoria: 

Concelho: 

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro colabora com diversas escolas na campanha "Nós podemos. Eu posso.” como forma de assinalar o Dia Mundial do Cancro.

As escolas podem participar através da criação de atividades ou eventos desportivos para consciencializar ainda mais para a problemática do cancro e para promover ações com impacto real.O Dia Mundial do Cancro, assinalado a 4 de fevereiro, é uma iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro que pretende ter a dimensão de um evento global que una a população em torno da luta contra o cancro e representa uma tentativa de criar oportunidades para se falar de cancro. Como é habitual, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro associa-se à comemoração global desta data através de ações de sensibilização e de educação para a saúde.

"Nós podemos. Eu posso” é o tema da campanha iniciada em 2016, e que termina este ano, na qual, de uma maneira positiva e inspiradora, se estimula as pessoas a agirem de forma a que as suas atitudes tenham um impacto real.Recorde-se que todos os anos cerca de 8 milhões de pessoas morrem de cancro e estima-se que o número de casos de cancro e mortes relacionadas a nível mundial venha a duplicar nos próximos 20-40 anos.

“Muitas destas mortes podem ser evitadas, sendo por isso precisas ações que consciencializem para a doença. O Dia Mundial do Cancro é a oportunidade ideal para divulgar e reforçar a visibilidade do cancro, principalmente para os jovens”, refere a Liga.

Ao falar sobre cancro nas escolas, alertam-se professores, alunos e pais para a importância da adoção de um estilo de vida saudável, recordando, por exemplo, que cerca de um terço dos cancros mais comuns poderiam ser evitados. Com a mensagem de que tomar decisões saudáveis, como não fumar, ser fisicamente ativo e escolher alimentos e bebidas saudáveis, contribui-se se para a redução do risco de cancro.

Essa campanha esteve esta terça na EB 2,3 da Gafanha da Encarnação.