Largo do mercado Manuel Firmino com atividades do Dia Mundial contra o Cancro.

2020-02-08 07:10

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Aveiro e a Liga Portuguesa contra o Cancro assinalam, este sábado, dia 8 de fevereiro, o Dia Mundial contra o Cancro (comemorado a 04 de fevereiro) através da realização de diversas atividades no Largo do Mercado Manuel Firmino, entre as 9h30 e as 16h00.

Esta iniciativa que conta com a parceria da ACeS Baixo Vouga, Centro Hospitalar do Baixo Vouga e Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, pretende contribuir para a diminuição dos cancros evitáveis e diagnósticos tardios mediante a disponibilização de informação que contribua para um aumento da prevenção e de diagnósticos precoces.

Informar os doentes e familiares da possibilidade de recurso a serviços locais, regionais e nacionais que poderão apresentar-se como rede de suporte é outra finalidade da ação.

Neste contexto, será feita uma ação de sensibilização para o papel do cidadão na prevenção da doença em geral com foco na prevenção do cancro e através da qual se reforçará a importância do diagnóstico precoce, da alimentação adequada e da adoção de estilos de vida saudáveis.

Será também disponibilizada informação sobre o trabalho desenvolvido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no Município de Aveiro através de testemunhos dos seus voluntários.

As ações e atividades previstas inserem-se no Programa SAUD´Aveiro da CMA, que tem por objetivo promover, em espaço aberto, ações de sensibilização, palestras, workshops e exposições recorrendo à abordagem direta com o cidadão e a métodos expositivos dirigidas à comunidade em geral, tendo em vista o aumento da literacia em saúde, prevenção de doenças e promoção de estilos de vida saudável.