Laboratório Cívico já "cozinha" ideias em Santiago.

2019-03-13 14:15

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Cidadãos de Aveiro vão trabalhar num projeto experimental que faz de um bairro citadino um verdadeiro laboratório social à espera de propostas para melhorar as condições de vida.

Santiago é o palco desta experiência inspirada noutros modelos de cidades europeias que já trabalham nas dinâmicas locais e em soluções para os problemas reportados.

Até final de Março as propostas poderão ser apresentadas e depois um painel de jurados vai escolher aquelas que serão propostas a execução.

Profissionais de urbanismo, arquitetura, design, tecnologia, ensino e investigação, entre outras, com experiências em projetos de inovação cívica (Vivó Bairro, VivaCidade Aveiro 2, Aveiro SOUP, entre outros), colaboram neste laboratório cívico a título experimental.

Gil Moreira refere que se trata de uma aposta na criação de trabalho conjunto e partilha de vivências e Andreia Ruela diz que é uma forma de chegar ao poder político e envolver autarcas (com áudio)

Este movimento surge em articulação com as Florinhas do Vouga e decidiu-se pelo Bairro de Santiago tendo em conta o “notável trabalho desenvolvido por um conjunto de instituições locais”.

O padre João Gonçalves recorda que a construção da cidade é responsabilidade de todos (com áudio)

O Lab Cívico de Santiago (https://www.facebook.com/labcivicosantiago/) pretende criar um exercício onde os cidadãos “identificam problemas e anseios comuns” e “experimentam formas colaborativas de resposta”.

O autarca da Glória Vera Cruz, Fernando Marques, e o presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, Luís Souto, assistiram ao lançamento da iniciativa. Souto diz que Aveiro mantém a sua tradição de uma democracia viva e ativa (com áudio)

O laboratório irá funcionar no espaço Meninarte das Florinhas do Vouga, localizado no bairro de Santiago em Aveiro.