Laboratório Cívico de Santiago apresenta-se na próxima semana.

2019-03-06 10:09

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Cidadãos de Aveiro vão trabalhar num projeto experimental que faz de um bairro citadino um verdadeiro laboratório social.

Santiago é o palco desta experiência inspirada noutros modelos de cidades europeias que já trabalham nas dinâmicas locais e em soluções para os problemas reportados.

Um grupo de cidadãos de Aveiro, constituído por profissionais de urbanismo, arquitetura, design, tecnologia, ensino e investigação, entre outras, com experiências em projetos de inovação cívica (Vivó Bairro, VivaCidade Aveiro 2, Aveiro SOUP, entre outros), entendeu lançar um laboratório cívico a título experimental.

Este movimento surge em articulação com as Florinhas do Vouga e decidiu-se pelo Bairro de Santiago tendo em conta o “notável trabalho desenvolvido por um conjunto de instituições locais”.

O Lab Cívico de Santiago (https://www.facebook.com/labcivicosantiago/) pretende criar um exercício onde os cidadãos “identificam problemas e anseios comuns” e “experimentam formas colaborativas de resposta”.

Aposta num trabalho em rede “através da partilha de ideias, saberes e vontades”, num clima de “respeito e tolerância” onde os cidadãos “aprendem” a aperfeiçoar esses mesmos processos visando contribuir para a melhoria da vida dos membros da sua comunidade.

Os laboratórios cidadãos têm vindo a surgir em várias cidades europeias em resposta à necessidade de se aprofundar a democracia participativa e de envolver as comunidades locais na construção de soluções experimentais para alguns problemas do seu quotidiano.

Nos exemplos conhecidos (com especial destaque para o Experimenta Distrito promovido pelo Medialab-Prado em Madrid), há uma perspetiva de participação associada à experimentação cidadã, com um carácter cultural e lúdico, visando a melhoria da vida da comunidade e a construção de ações coletivas.

Os cidadãos podem propor uma ideia para melhorar o bairro, colaborar com os promotores das ideias e com o Lab Cívico.

O projeto irá iniciar-se com uma convocatória para reunir propostas de iniciativas locais, sendo expectável que sejam concretizadas cerca de dez iniciativas.

O laboratório irá funcionar no espaço Meninarte das Florinhas do Vouga, localizado no bairro de Santiago em Aveiro, onde será feito o lançamento da iniciativa no dia 12 de Março, às 18h30.