'Juntas' reuniu dezenas de pessoas no encontro fundador de movimento feminista.

2019-03-21 13:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Três dezenas de pessoas juntaram-se na primeira reunião aberta da Juntas - Movimento Feminista de Aveiro - que afirma a vocação de “espaço de participação cívica aberta para a reflexão e ação feminista a partir de Aveiro”.

Nesta reunião fundadora da Juntas, foi reforçada a necessidade de sensibilização e ativismo feminista em Aveiro e da sua importância para crianças, adolescentes e jovens adultos, nomeadamente nas questões de igualdade de género e da violência machista.

“Assim, a Juntas assumiu como objetivo contribuir para a difusão de uma cultura de emancipação e pelo fim das diversas opressões sobre as mulheres”.

Foram ainda abordados as questões da desigualdade salarial, nomeadamente na indústria da região com mão-de-obra essencialmente feminina. O assédio sexual, persistente na sociedade, foi outra das preocupações expressas.

Foi ainda elaborada uma “agenda de ação” com várias iniciativas diversas para os próximos tempos.

“Desde logo, a Juntas decidiu apoiar e integrar os coletivos organizadores da 1.ª marcha LGBTI+ de Aveiro, porque a luta feminista é também ela antirracista, contra a homofobia e transfobia”.