Jovens vigiam floresta em Estarreja.

2015-08-11 17:20

Categoria: 

Concelho: 

Jovens de Estarreja trocam as férias pela vigilância florestal. São verdadeiros agentes de proteção civil que percorrem as áreas florestais do concelho com a missão de vigiar, proteger e limpar a floresta. O segundo grupo de voluntários, constituído por 12 jovens, está no terreno desde o dia 3 de agosto. A sensibilização das gerações mais novas é uma das tarefas destes guardiões da floresta.

De segunda a domingo, ininterruptamente entre as 10h e as 16h, e em pleno período crítico de incêndio florestal, estes jovens dedicam-se por inteiro à defesa da floresta desempenhando um conjunto de tarefas imprescindíveis: vigilância móvel em bicicleta, recolha de lixo, deteção e georreferenciação de lixeiras, inventariação e caracterização da rede viária florestal.

Os jovens têm a responsabilidade de alertar as entidades de proteção civil logo que detetem algum incidente, com o objetivo de contribuir para a redução da área ardida e do número de ocorrências no concelho.

“Como forma de aproximação à população, os jovens que integram o projeto tiveram a iniciativa de preparar atividades, por área de intervenção, destinadas ao público infantil”, explica a coordenadora do projeto, Marisa Machado. As equipas estão a visitar um conjunto de entidades públicas e privadas onde decorrem programas de ocupação de crianças.

As quatro equipas que constituem o segundo turno do projeto “Juntos pela floresta, todos contra o fogo no concelho de Estarreja – 2015” estão distribuídas pelas principais áreas florestais do concelho: Veiros e zona industrial, zona nascente, Salreu e Canelas e zona Sul.

“Temos 24 jovens cheios de garra e com vontade de proteger a nossa floresta”, certifica Marisa Machado que tem vindo a ser surpreendida pela juventude ao longo destes nove anos de projeto. “Acredito nos jovens e acredito na floresta. Acredito que este projeto é um investimento no futuro”, onde há lugar para a esperança apesar dos mais inúmeros atropelos contra a floresta que os voluntários vão testemunhando.

A sessão de encerramento da edição deste ano está prevista para sexta-feira, às 14h00 no Bar do CTE, havendo espaço para a partilha de experiências vividas pelas sete equipas de jovens. Este programa é promovido pela Câmara Municipal, com o apoio da GNR e Bombeiros Voluntários de Estarreja.

Desde a primeira edição em 2006 contabilizam-se 226 participações, mais de 40 toneladas de lixo recolhido, centenas de caminhos inventariados e caracterizados e dezenas de lixeiras clandestinas georreferenciadas.