Jovens de países europeus em serviço de voluntariado em Águeda.

2018-02-07 09:41

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Centro de Juventude de Águeda, parceria entre a Câmara Municipal de Águeda e a Associação Psientífica, aposta na dinamização de serviço de voluntariado sobre oportunidades nacionais e europeias para jovens.

Os voluntários desenvolvem ações de Educação Não-Formal em instituições locais, principalmente instituições educativas, e deram testemunho em declarações ao programa "Chá das Cinco".

Elsa Corga, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Águeda, revela tratar-se de uma aposta estruturante num município que trabalha a descentralização de competências na área da educação (com áudio).

Ana Moutas, Presidente da Associação Psientífica, organização de acolhimento do projeto, revela que os jovens estrangeiros acabam por conviver com jovens dos clubes Europa sobre o projeto europeu.

“Estes jovens têm intervenção nas escolas e podem levar toda esta vivência da interculturalidade, do que é a Europa e de hábitos de vida diferentes. E prestam informação a jovens no centro da juventude”.

Veronica Bellisario (28 anos), de Itália, licenciada em economia, diz que a aprendizagem da língua e da cultura foi uma das motivações para abraçar o projeto em Águeda.

“Estou em Portugal para aprender com jovens e crianças. Este projeto permite aprender nova língua e nova cultura. Posso fazer a diferença mas também aprender muito”.

O Serviço de Voluntariado Europeu é um projeto apoiado e financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação e está a ser desenvolvido durante 10 meses no Centro de Juventude pela Associação Psientífica.