Jovens de Ovar vão ao European Union Contest for Young Scientists em Bruxelas.

2016-09-14 11:44

Categoria: 

Concelho: 

É já esta quinta que tem início mais uma edição do European Union Contest for Young Scientists (EUCYS) que se realiza, este ano, até dia 20 de setembro, em Bruxelas.

Promovido pela Comissão Europeia, o concurso conta com a participação de cerca de 150 jovens cientistas que, oriundos de 38 países levam a concurso projetos das mais variadas áreas da ciência como seja Biologia, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Ciências da Computação ou Psicologia.

A representar Portugal estarão duas equipas de jovens Portugueses que se destacaram na 10ª Mostra Nacional de Ciência, promovida pela Fundação da Juventude, no passado mês de Maio, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

“When memory flies away” é o nome do projeto que juntou Carlota Andrade e  Vasco Pereira de 17 anos, alunos da Escola Secundária Júlio Dinis de Ovar, para participarem também na Mostra Nacional de Ciência que abriu portas para a participação na EUYS2016. Através de moscas, os jovens investigadores testaram os efeitos do Omeprazol na memória.

Segundo os autores do projeto «o Omeprazol pertence a um grupo de medicamentos chamados ‘inibidores da bomba de protões’. Foram publicados estudos que atribuem à ingestão prolongada deste fármaco, uma carência da vitamina B12 necessária para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso.

A fim de estudar os efeitos do Omeprazol na memória, utilizou-se como modelo moscas da espécie Drosophila melanogaster, as quais foram sujeitas a testes de memória sendo sujeitas a diferentes gamas de concentração de Omeprazol na forma pura e na forma comercial (Omeprazol Omezolan) durante 24h antes do início de cada teste.

Foram realizados também testes de reprodução. Os resultados obtidos demonstram possíveis efeitos de letargia ou confusão induzidos pelo consumo deste fármaco».

Henrique Gonçalves e Margarida Sousa de 17 anos e Nelya Kril de 18, são três dos jovens estudantes que integram a comitiva Portuguesa que, através da Fundação da Juventude, representará Portugal com um projeto na área da Química.

A partir do desenvolvimento de um suplemento alimentar rico em cálcio, os jovens cientistas da Escola Secundária da Azambuja procuram demonstrar que os ovos podem ter um valor incontestável em países onde a malnutrição tem um impacto massivo.

A partir da determinação da quantidade de cálcio biodisponível na casca de ovo desenvolveram um suplemento alimentar rico em cálcio, que supre as necessidades diárias de acordo com a idade.

«Mostramos que há claras vantagens em consumir ovos biológicos (de galinhas criadas ao ar livre) em vez de ovos de aviário. Além do respeito pelos animais, que todos devemos ter, as cascas dos seus ovos mostraram ter maior quantidade de cálcio biodisponível. Transformamos as cascas de ovos, resíduo até agora sem valor, num bem precioso no combate a doenças como o raquitismo e a osteoporose», explicam os autores do projeto.

Segundo Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude, «face ao avanço do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, a Fundação da Juventude tem vindo a apostar na promoção de áreas relacionadas com I&D, como forma de promover o empreendedorismo e a transferência de conhecimento. Um investimento que se reflete no crescente número de jovens que, anualmente, participam no Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores com o intuito de serem apurados para a Mostra Nacional de Ciência e alcançarem um lugar nos mais prestigiados certames Internacionais, onde Portugal se começa a destacar».

A edição 2014 do EUCYS foi um sucesso para dois dos projetos portugueses levados pela Fundação da Juventude a esta competição. Os jovens não só arrecadaram dois primeiros prémios no valor de 7.500€ cada como também a oportunidade de participarem no LIYSF - London International Youth Science Forum.

A Mostra Nacional de Ciência, que assinalou este ano em Maio a sua 10ª edição, é já considerada uma das maiores a nível Europeu. É a partir deste encontro de ciência que a própria Fundação da Juventude, enquanto promotora do Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores e da Mostra Nacional de Ciência, seleciona os projetos destinados a representar Portugal em competições europeias e internacionais de ciência, como sejam a Final Europeia, a Intel ISEF ou a Semana de Investigação sobre Animais Selvagens, a MOSTARTEC - Mostra Internacional de Ciência e Engenharia e o Certame Zientzia Azoka.

Para Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude, «é importante que se apoie e se fomente o desenvolvimento científico em Portugal, o qual estes jovens provam que pode e deve começar nas escolas. Apesar de sermos um país pequeno, já alcançámos uma quota de participação significativa, nas competições europeias e internacionais, mas nem sempre conseguimos potenciar a participação dos jovens».