Jovens aveirenses falam da sua experiência no programa “Astronauta por um Dia".

2024-01-31 13:52

Categoria: 

Concelho: 

O programa “Astronauta por um Dia”, iniciativa da Agência Espacial Portuguesa, vai passar pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro numa conversa com as duas alunas da Região de Aveiro que já participaram nesta iniciativa.

O evento acontece no domingo, 4 de fevereiro, às 15h00, no auditório da Fábrica.

Esta é uma ação dirigida a todos os jovens estudantes portugueses, entre os 14 e 18 anos, que tenham vontade de experimentar estar no Espaço.

Para dar a conhecer em detalhe este programa, a Fábrica Centro Ciência Viva promove uma conversa com Maria Neto e Eleonora Ruas (na foto), as duas únicas jovens “astronautas” da Região de Aveiro que já participaram em edições anteriores do “Astronauta por um Dia”.

Nesta conversa partilham todos os pormenores da experiência de viver em micro-gravidade e da preparação que tiveram para poderem fazer voos parabólicos.

Vão ainda informar e esclarecer questões a todos os jovens que pretendam também concorrer e ser finalistas do Astronauta por um Dia.

Esta conversa destina-se jovens que estejam a frequentar o ensino básico ou secundário, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, e que frequentem, no máximo, o 11.º ano de escolaridade no corrente ano letivo.

A participação na conversa é gratuita, mediante inscrição através do email fabrica.cienciaviva@ua.pt.

Este é já o terceiro ano consecutivo em que a Agência Espacial Portuguesa vai dar a 30 jovens estudantes portugueses a oportunidade de flutuarem como astronautas, sendo que o voo de gravidade zero acontece a 29 de setembro em Beja, na Base Aérea n.º 11 da Força Aérea Portuguesa.

Mais informações sobre esta iniciativa podem ser consultadas em www.astronautaporumdia.pt.