José Barreto apresenta o livro “Retalhos” em sessão na Biblioteca Municipal de Ílhavo.

2015-06-27 07:53

Categoria: 

Concelho: 

José Barreto apresenta o livro “Retalhos” em sessão, este sábado, na Biblioteca Municipal de Ílhavo. Depois de “Diário de Bordo dum Pescador”, “Cânticos de Paixão e Outras Cores” e “Amores de Ria” chega uma nova obra. “Retalhos” é um registo de vários anos de escrita iniciado a 18 de Setembro de 1992. "Num tempo de vidas em tudo diferentes das vidas de hoje. E já lá vão mais de vinte anos. Processo de construção contínuo, de que se não conhece o futuro. Apenas o passado. Episódios familiares, passeios, impressões políticas, e reflexões".

“Tenho ouvido dizer a muitos, que um diário nunca corresponde à verdade, a toda a verdade de quem o escreve. E assim é. O temor de perder-se o respeito por si mesmo, desvia o autor daquilo que muitas vezes gostaria de dizer e não diz. Cala. Por amor próprio. Que nem tudo o que se pensa e faz merece ser dito. Mas muito do que fica escrito é do foro íntimo de quem o escreve. E quando se retrata um autor, perante os seus leitores, será sempre por afeição que lhes oferece o exorcismo da sua vida. E por isso mesmo, também, a sua verdade”, escreve José Barreto.

José Júlio da Silva Barreto nasceu em Ílhavo a 15 de Novembro de 1954, filho único de pai marítimo e mãe doméstica. Foi subdirector do jornal O Ilhavense, jornalista e autor de artigos de opinião durante vários anos. Colabora com alguma regularidade na imprensa local.

A apresentação está marcada para este sábado, às 17h30, na Biblioteca.