Jornadas de Segurança deixam pistas sobre comportamentos e prevenção.

2015-02-20 17:03

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Saber mais sobre sobre segurança e ganhar uma consciência de segurança que muitas vezes não existe. A meta foi traçada pela organização das "Jornadas da Segurança", na Escola Básica 2,3 da Gafanha da Encarnação. Depois do sucesso da Feira das Profissões, realizada no ano passado, este é o regresso a um tema que já tinha passado pela escola há mais de 6 anos. Sérgio Costa, professor organizador deste evento, explica que a participação de duas dezenas de entidades é uma forma de alertar os alunos para realidades que podem causar insegurança.

“É um tema atual. Nada como mostrar aos alunos várias vertentes sobre segurança. Esperamos que fique alguma coisas nas cabeças dos alunos para mudança de comportamentos. É uma forma de verem o que se pode fazer. Numa atividade para os alunos das escolas primárias falámos sobre uma criança que se perde. O que fazer numa situação dessas? Eles gostam de ver estas atividades e pedem para alargar o número de dias”.

Durante dois dias houve explicações sobre intervenção em casos de acidentes e catástrofes, proteção civil, segurança de pessoas e bens, internet segura, prevenção de alcoolismo e toxicodependência, saúde e profissões na área da segurança.

Os alunos confessam que a chamada de atenção ou a formação é importante. Leandro Santos e Gonçalo Carlos, dois alunos da EB 2,3 da Gafanha da Encarnação, admitem que as mensagens da GNR foram das mais atuais. “Vimos o que pode acontecer se tivermos acidentes por sermos irresponsáveis com os nossos atos. A GNR mostrou a ação de cães na procura de drogas, armas e dinheiro. O tema segurança nem sempre está presente e com esta ação pensamos mais sobre o tema”.

O recinto exterior da escola foi palco de demonstrações e de atividades promovidas por bombeiros, serviços de proteção civil, forças policiais e de segurança.

Do INEM ouviram-se explicações sobre a imobilização e transporte de emergência. “As pessoas dizem que somos malucos mas não somos. Temos noção do que fazemos no trânsito. Temos cursos de condução defensiva para estas situações”.

Instituições como GNR, PSP, INEM, Proteção Civil e Autoridade marítima passaram pela EB 2,3 da Gafanha da Encarnação.