IT e UA em projeto de construção do maior e mais sensível radiotelescópio do mundo.

2017-09-05 11:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Instituto de Telecomunicações associa-se à construção do maior e mais sensível radiotelescópio do mundo (Square Kilometer Array - SKA).

Com quatro vezes melhor resolução que o Very Large Array (VLA), o radiotelescópio permitirá dar resposta aos desafios da física – mapeando objetos cósmicos, buracos negros ou novos planetas – e aos grandes segredos do espaço, ao efetuar a caracterização de habitabilidade em planetas próximos e até permitindo a descoberta de vida extraterrestre.

O projeto conta com o envolvimento de 19 países, sendo que, em Portugal, a participação é composta por um consórcio que junta o IT, o Instituto Politécnico de Beja e as Universidades de Aveiro, Porto e Évora, através da Infraestrutura ENGAGE SKA.

Domingos Barbosa, investigador do IT e coordenador do consórcio português, não tem dúvidas de que se trata “da maior infraestrutura científica do século XXI”.

“A equipa portuguesa tem a seu cargo a participação na pré-construção do projeto – em particular, na incorporação de tecnologias de informação – e a liderança no design da infraestrutura de computação do Telescope Manager. Nesta, a equipa portuguesa tem, ainda, a seu cargo os componentes que vão orquestrar o resto do telescópio”, explica, por sua vez, João Paulo Barraca, investigador do IT, professor na Universidade de Aveiro e líder técnico da área.

Este projeto será o maior gerador de dados científicos e envolve um investimento de 670 milhões de euros na construção da primeira fase do projeto.

“O volume de dados produzido será cerca de cinco a sete vezes o tráfego internacional de internet”, acrescenta Domingos Barbosa. Portugal terá capacidade para albergar dois a três por cento desses dados, sendo uma porta de entrada nas infraestruturas digitais europeias, através de cabos submarinos.

Admite-se que este processo beneficie o país na medida em que levará à criação de incentivos para que as empresas melhorem as infraestruturas e instalem mais capacidade de processamento de informação.

Refira-se que a primeira fase de construção da estrutura “multiusos e multiobjetivos” terá início em 2019, na Austrália e na África do Sul, com cerca de 200 antenas de 15 metros na África do Sul e milhares de dipolos na Austrália. A segunda fase estende-se aos países vizinhos e tem data prevista para 2024/25.