Iscia realizou 7.ª edição do ABC Digital.

2024-02-01 12:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A 7.ª edição do ABC Digital atraiu, no passado dia 17 de janeiro, ao Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração (ISCIA), de Aveiro, cerca de uma centena de estudantes do ensino secundário, profissionais e interessados na área da comunicação digital.

Subordinado ao tema “A influência e a ética nas tendências emergentes das redes sociais", o evento foi organizado pelos estudantes do Curso Técnico Superior Profissional em Comunicação Digital do ISCIA.

A manhã começou com uma conferência de Bruno Vide, profissional e formador na área da comunicação e do marketing, sobre Inteligência artificial, seguindo-se Helena Dias, Head Head of Growth da Social Ninjas e Fundadora do projeto e blog Community Manager Portugal, que partilhou a sua experiência, enquanto empresária e gestora de redes sociais.

A encerrar o período da manhã, Tatiana Scoops, influencer na área de Lifestyle & Wellness, e Maria Canha, nutricionista e produtora de conteúdos, falaram sobre transparência, autenticidade e responsabilidade na promoção do produto.

No período da tarde, foram dinamizados dois workshops.

O primeiro, com Sérgio Água, formado em Cinema e Vídeo e mestre na arte da comunicação persuasiva, sobre “Como falar em público” e o segundo, dinamizado por uma estudante do 2.º ano do curso de Comunicação digital, no ISCIA, Patrícia Costa, e por Tiago Gomes, técnico de multimédia sobre “A gravação e edição de pitch’s”.

O ABC Digital é uma iniciativa exclusivamente organizada por estudantes que, orientados por docentes de áreas multidisciplinares, procuram criar uma “articulação perfeita” entre o conhecimento académico e a prática profissional.

Em 2021, o tema foi “Sem Filtros: O Novo Paradigma da Comunicação Digital” e foi online, fruto da pandemia que se viveu; em 2022, decorreu em formato presencial no Vougapark, em Sever de Vouga, com a presença de oradores da área do turismo e, em 2023, a 6.ª edição foi feita em parceria com a FNAC, tendo sido dinamizado na forma de Talks, no Fórum Aveiro.

Tratou-se de um evento 360º estruturado em 7 sessões, cada uma subordinada a uma temática de interesse para a academia e para a sociedade em geral e, por isso, com a presença de oradores convidados de referência no panorama nacional.