Isabel Martins recebe esta sexta Prémio Ciência Viva Montepio Educação 2017.

2017-11-23 20:07

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Isabel P. Martins, professora aposentada da UA, é distinguida, esta sexta, com o Prémio Ciência Viva Montepio Educação 2017 pelo papel fundamental que tem tido na mudança de paradigma do ensino das ciências em Portugal.

Os Prémios Ciência Viva Montepio 2017 foram instituídos em 2012, pela Agência Ciência Viva e pelo Montepio Geral, com o objetivo de reconhecer o papel central da cultura científica e tecnológica na sociedade portuguesa e de esforços individuais e coletivos na sua promoção.

Foi vice-reitora para a Pós-Graduação e Assuntos Científicos da UA entre 2004 e 2010, tendo acompanhado a implementação da Declaração de Bolonha na UA, e participou no desenho do Programa de Formação de Professores para o Ensino Experimental das Ciências no 1.º Ciclo e na elaboração dos programas de 14 disciplinas do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade, no âmbito da “Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste”.

O galardão põe em evidência toda a sua “carreira como investigadora e professora na área das ciências da educação, tendo produzido conhecimento, recursos educativos e formado equipas que permitiram essa mudança”, salientando o grande esforço que Isabel Martins tem realizado no sentido de “fundamentar essa mudança”, apesar do “longo caminho que ainda há a percorrer para que todas as crianças possam ter acesso a uma educação em ciências de qualidade”.

Professora catedrática aposentada do Departamento de Educação e Psicologia da UA, Isabel P. Martins é licenciada em Química na Universidade de Coimbra, com estágio pedagógico na Escola José Falcão (Coimbra), doutora em Ciências da Educação/ Didática das Ciências pela UA, onde ingressou em 1981 e onde desenvolveu e coordenou projetos de investigação na área da didática das ciências e da formação de professores e compreensão pública da ciência.